Não é porque você mora em um apartamento que você não pode adotar hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos, como transformar resíduos em composto orgânico.
Se você quer aprender a fazer isso, mesmo em um apartamento pequeno, nós relacionamos quatro maneiras possíveis de fazer compostagem. Confira:
1. Minhocas
A composteira que usa minhocas é a maneira mais prática para quem vive em espaços pequenos. Por ser compacta e portátil, pode ser colocada em qualquer cantinho da área de serviço. E o melhor é que esta técnica conta com a ajuda das minhocas, que fazem todo o trabalho acelerando o processo de transformação do alimento em composto orgânico.
O único trabalho é alimentá-las regularmente com cascas de legumes, frutas, pó de café e cobrir com serragem de madeira. A serragem é fundamental neste processo porque ela proporciona a oxigenação do sistema, acelerando a compostagem e evitando a presença de insetos e odores desagradáveis.
2. Composteira elétrica
Para quem vive em apartamento e deseja praticidade, a composteira elétrica é uma ótima solução. O custo é um pouco mais alto, porém, o processo de transformação de uma composteira elétrica pode levar entre 4 e 12 horas, dependendo da quantidade de resíduo usado durante o processo.

3. Bokashi
Bokashi é uma antiga técnica da compostagem que nasceu no Japão. O método é bem simples e tudo o que você vai precisar é de um balde, para compactar o composto, e um farelo que ajudará na fermentação da mistura. A vantagem do bokashi é que ele contribui para a melhoria da fertilidade química, física e biológica do solo, pois age promovendo um desenvolvimento microbiológico saudável.
4. Horta comunitária
Se no seu bairro ou no seu condomínio existe um espaço que pode ser usado para o cultivo de uma horta, por que não convidar os vizinhos e promover uma atividade em grupo?
Tendo um espaço para uma horta comunitária é possível explorar outras técnicas de compostagem. É possível, por exemplo, fazer um buraco na terra (de 60 x 60 cm e uns 30 cm de profundidade) e depositar o material a ser compostado. Se for necessário coloque um apoio nas laterais do buraco para que a terra não invada a área.
Depois é só colocar o material orgânico no local da compostagem, sem espalhar muito. Vá concentrando em um cantinho e sempre cubra muito bem com folhas secas ou serragem que, além de evitar o mau cheiro, acelera a decomposição. Procure manter o local úmido para que a decomposição ocorra mais rápido.
Deixe o seu comentário