Que tal aproveitar o cantinho da sua varanda para uma horta suspensa? Para isso, veja algumas dicas e ideias que selecionamos.
1.Cuidados necessários
Antes de fazer a sua horta, é preciso atentar-se a alguns detalhes importantes: primeiramente, certifique-se de que o gancho que prenderá o seu vaso é capaz de suportar o peso. Assim como as hortas convencionais, a luz solar também é fundamental para a sua horta em vasos suspensos. Por isso, escolha um lugar que receba sol suficiente para o crescimento das plantas.
Outro cuidado é com o solo, que deve conter todos os nutrientes necessários para a sua planta, ao mesmo tempo em que também deve fornecer uma drenagem adequada.

2. Decore e cultive alimentos
Por que não plantar alface (que cresce muito bem em vasos) ou temperos, juntamente com algumas flores em sua horta suspensa? Essa é uma ótima maneira de decorar o ambiente e cultivar alimentos ao mesmo tempo.
3. O que cultivar em uma horta suspensa?
Berinjelas, morangos, pimenta, tomate cereja e alface são boas alternativas, assim como cebolinha, salsinha e coentro.
Dependendo da direção da sua varanda, procure “pendurar” a sua horta em locais onde haja incidência solar na parte da manhã. E lembre-se: os vasos suspensos podem secar com mais rapidez – especialmente se estiverem expostos ao sol. Por isso, não se esqueça de regá-los um pouco por dia e, no caso do verão, repita a rega no final do dia (caso a terra esteja muito seca).
4. Como plantar um vaso suspenso?
Preparar uma horta suspensa não é diferente de preparar um vaso suspenso para flores. Você pode optar por vasos feitos de fibra de coco, papel reciclado ou plástico. Coloque dentro de outro vaso (onde ficará preso) e cuide para que o encaixe fique firme. Assim fica mais fácil retirar o vaso do suporte, sempre que preciso.
5. Faça escolhas certas
Evite culturas pesadas em hortas suspensas, ou seja, milho e raízes, como batata ou cenoura, não são indicados pela limitação do espaço. Se quiser plantar tomate é possível, mas ao invés do tomate comum, escolha o tomate cereja, que é menor e, portanto, mais leve.
6. Aproveite o que você já tem
Você não precisa gastar uma fortuna para fazer uma horta suspensa. Dá para fazer uma horta usando qualquer tipo de recipiente, desde baldes velhos, garrafas PET e até mesmo panelas ou potes de cerâmica. Lembre-se de que os recipientes ficarão pesados quando estiverem com a terra úmida e plantas, por isso, verifique sempre se os ganchos escolhidos podem suportar o peso.