Conheça um pouco mais desta técnica ecologicamente correta para a produção de alimentos.
A aeroponia é uma técnica de cultivo derivada da hidroponia, mas com uma diferença: ao invés de manter as raízes das plantas submersas na água elas ficam suspensas no ar. Neste sistema, as plantas são alimentadas através de pequenas gotículas ou névoa da solução nutritiva.
Esta técnica é perfeita para quem não possui muito espaço, mas deseja aproveitar todas as facilidades da hidroponia. Na aeroponia, as plantas são sustentadas por canos de PVC, que podem ser dispostos no sentido horizontal ou vertical, permitindo um melhor aproveitamento do ambiente.

Vantagens da aeroponia
Quem diria que raízes fora da terra ou da água poderiam sobreviver, e ainda render boas colheitas? O contato com o oxigênio e os nutrientes faz com que as plantas cresçam tão rápido quanto as que são cultivadas da forma tradicional.
Outra vantagem dos sistemas aeropônicos é que eles são extremamente eficientes em termos de consumo de água. Para se ter uma ideia, a aquaponia utiliza 95% menos irrigação do que as plantas cultivadas no solo, por exemplo.
Além dessas vantagens, a reputação eco-amigável da aeroponia é reforçada pela capacidade de cultivar grandes quantidades de alimentos, ocupando pequenos espaços. Por isso a técnica é bastante indicada para hortas internas, cada vez mais comuns nas cidades, que reduzem os custos ambientais que são gerados ao levar os alimentos do campo à mesa.
E como os sistemas aeropônicos são totalmente fechados, não há escoamento de nutrientes para os cursos d’água próximos.
Aeroponia horizontal e vertical
Aeroponia horizontal é praticada utilizando tubos de PVC de 12 a 15 cm de diâmetro, que são colocados com inclinação de 1 a 3%. A solução entra pela parte mais alta do tubo saindo pela outra extremidade. As mudas são colocadas nos tubos de PVC em perfurações de 3 a 4 cm de diâmetro e no espaçamento mais indicado para o tipo de cultura.
Neste caso, o sistema funciona como uma plantação tradicional, no entanto, pode necessitar de um pouco mais de espaço do que o método vertical. Quando é cultivada verticalmente, as torres ajudam a otimizar o espaço. Os sistemas verticais acabam sendo mais populares porque os dispositivos de nebulização podem ser colocados no topo, permitindo que a gravidade distribua a umidade.
Deixe o seu comentário