Muitos tutoriais encontrados na internet, ensinam como fazer sistemas de compostagem para quem mora em casas, chácaras etc. Mas, se este não é o seu caso, saiba que é possível construir e manter uma composteira pequena num apartamento.
É muito importante evitar que os restos de alimentos tenham como destino os aterros sanitários. Quando isso acontece, o lixo orgânico gera gás metano – algo que não ocorre quando você faz a compostagem. O metano é um gás de efeito estufa prejudicial ao planeta, pois contribui para elevar o aquecimento global.
O que pode ser compostado?
Para uma compostagem bem-sucedida no apartamento é preciso uma variedade de cascas e resíduos vegetais. Quanto mais variado for o composto, mais rico em nutrientes ele será.
Você pode usar para a compostagem: casca de banana, casca de ovo, borra de café, cascas de frutas, talos de verduras etc. É possível ainda utilizar aparas de madeira ou serragem, folhas de árvores entre outros.
Deve-se evitar restos de alimentos cozidos, carnes, laticínios, pães e massas – pois podem atrair pragas – além de resíduos não-compostáveis como o plástico.

E o cheiro?
Apesar da crescente popularidade da compostagem, muitos ainda acham que a compostagem em um apartamento pode cheirar mal, o que faz sentido, afinal, estamos lidando com resíduos que se deterioram.
Mas nem sempre isso é verdade. A compostagem, quando feita da forma correta, deve ter um cheiro fresco e terroso. Quando o lixo apresenta mau cheiro é porque foi misturado com matéria não-orgânica, que impede a decomposição adequada.
Mas para evitar qualquer tipo de odor, é possível depositar o material a ser compostado num balde plástico bem fechado. É possível também adicionar um filtro de carvão para ajudar a absorver os possíveis odores.
Você também pode contar com a ajuda das minhocas, que aceleram o processo de decomposição do lixo orgânico e enriquecem ainda mais o composto.
Benefícios da compostagem
A compostagem contribui para enriquecer o solo, além de reduzir a necessidade do uso de fertilizantes químicos. Outra vantagem em fazer a compostagem em casa é que você estará incentivando o bom gerenciamento do lixo orgânico, que deixará de ser depositado no aterro e servirá de alimento para as plantas cultivadas em seus vasos.
Deixe o seu comentário