Preparar a terra da forma correta para o plantio numa horta suspensa é um detalhe que faz toda a diferença para o bom desenvolvimento das suas plantas.
É importante atentar-se ao preparo da terra, porque a estrutura de uma plantação começa pela raiz. Uma terra apropriada para vasos deve conter todos os nutrientes necessários que uma planta necessita para o seu crescimento saudável.
A drenagem correta é outro ponto fundamental, pois deve ser feito de forma que as raízes permaneçam úmidas, mesmo durante os dias mais quentes de verão.

A terra ideal para horta suspensa
Escolhido o recipiente, é hora de preencher o vaso com a terra. A regra número um é nunca compactar demais a terra, pois se estiver muito dura as raízes não conseguem se desenvolver e a planta atrofia ou morre.
Mesmo que esteja num vaso, procure sempre afofar a terra com um ancinho pequeno ou mesmo o cabo de um talher.
A terra precisa ser rica, ou seja, deve conter todos os elementos essenciais para o crescimento das plantas, principalmente, nitrogênio, fósforo e potássio. Esses nutrientes são conhecidos como primários ou macronutrientes, porque as plantas os retiram do solo em grandes quantidades.
Os fertilizantes que contêm esses três nutrientes são rotulados como fertilizantes completos, mas outros fatores devem ser observados. Cálcio, magnésio e enxofre, conhecidos como nutrientes secundários, também são importantes para muitos cultivos.
Já os micronutrientes (também importantes) são boro, cobre, ferro, manganês e zinco. Alguns micronutrientes possuem funções específicas, como o cobalto, por exemplo, que não é usado pela maioria das plantas, mas ajuda as leguminosas a fixarem o nitrogênio.
Outro componente fundamental para um bom solo é o equilíbrio ácido-alcalino – feito através da leitura do pH. Todos esses detalhes certamente contribuem para um cultivo de sucesso.
Como regar a horta suspensa?
Após o plantio é muito importante regar os vasos. Você precisará fazer regas diárias (e até mais de uma vez ao dia no verão) até que a planta fique bem estabelecida.
Use um regador para não precisar tirar os vasos todas as vezes. Se você usar vasos individuais para a sua horta, uma dica é levantá-los um pouquinho: se estiverem muito leves é sinal de que a terra está seca e precisa de água.
Outra dica é mudar a posição dos vasos semanalmente para que todos recebam a mesma incidência de luz solar.
Deixe o seu comentário