Plantar em vasos não é uma tarefa complicada, no entanto, é preciso alguns cuidados com a terra que será usada para as suas plantas.
O primeiro passo é procurar uma mistura que seja leve, fofa, que drene bem e que contenha matéria orgânica suficiente para reter água e nutrientes. Neste caso é possível tanto comprar um substrato pronto ou fazer o seu próprio.
Um dos maiores problemas da jardinagem em vasos é que a terra pode ficar muito compacta e endurecida, não permitindo um bom escoamento da água. Quando isso acontece é importante afofar um pouco essa terra. No caso de vasos ou jardineiras, é possível fazer isso com um ancinho pequeno. Faça o afofamento somente na camada superficial (em torno de 10 centímetros), pois é preciso tomar cuidado para não machucar as raízes.

Tipos de terra
A terra vegetal usada nos vasos deve permitir que as raízes respirem e que a água escorra entre elas. Em vasos é comum a água ter a tendência de se acumular no fundo, apesar dos furos de drenagem – principalmente quando os furos ficam entupidos pela própria terra.
Este solo também deve conter ingredientes que ajudem a reter a umidade, ou seja, deve ser composto por uma boa camada de matéria orgânica e também deve conter terra solta e argilosa, para permitir uma boa drenagem e oxigenação.
Se o solo que você tiver disponível for muito arenoso, haverá dificuldade em absorver a água e outras substâncias nutritivas. Por isso, o ideal é equilibrar, utilizando metade de terra preta adubada e a outra metade de terra argilosa ou de barro. Se, por outro lado, a sua terra for muito argilosa, o ideal é acrescentar areia (nunca use areia de praia!).
A terra do seu vaso deve ser limpa e livre de ervas daninhas. Fique atento aos predadores – desde insetos, lagartas e roedores – que podem prejudicar o desenvolvimento da sua horta.
O que plantar?
Quase todas as espécies podem ser cultivadas em vasos, até mesmo árvores! Mas antes de comprar a sua muda, pare um momento para pensar sobre o que você deseja para o seu vaso. Se for alimentos, escolha espécies que se desenvolvem bem em pequenos ambientes, como berinjela, couve, alface, cebola, pimentão etc. Quase todas as ervas e temperos se dão bem em vasos. Você pode diversificar entre manjericão, cebolinha, salsinha, coentro, tomilho, orégano, alecrim, boldo etc.
Deixe o seu comentário