Ter uma horta dentro da cozinha não é uma ideia impossível. Hoje em dia, com os inúmeros recursos disponíveis, os apaixonados pela gastronomia podem cultivar o seu próprio alimento sem precisar se deslocar para fora de casa.
E você não precisa usar vasinhos nas bancadas – principalmente se a sua cozinha for pequena. É possível aproveitar janelas e paredes, utilizando as técnicas de jardinagem vertical. A vantagem da horta vertical é que ela facilita o crescimento das plantas, pois oferece mais acesso à luz solar, é mais fácil de regar, além de haver uma melhor circulação de ar entre elas. As hortas verticais também facilitam a colheita de seus alimentos, quando estes estiverem prontos para serem consumidos.
Se você gostou da ideia, confira as dicas de como manter uma plantação vertical na sua cozinha:

1. Use sapateiras ou tecido para a sua horta
Você pode usar os espaços para colocar um vasinho, o que facilitará nos cuidados diários, ou preencher com terra de boa qualidade.
Só fique atento na rega: para que a lona seja preservada, use um borrifador para regar as plantas. Dessa forma, a água não se acumulará nos bolsos e não danificará o tecido.

2. Horta de garrafas Pet
Garrafas pet podem ser transformadas em vasos, ocupando o espaço de forma criativa e sustentável.
Faça um corte retangular na parte frontal da garrafa, onde será colocada a terra e a muda. Faça dois furos nas extremidades da garrafa, onde será passada a corda (ou o barbante), que dará a sustentação da sua horta. Depois é só escolher uma parede que receba sol e cultivar os seus temperos preferidos.

3. Horta moderna
Esta dica é para quem deseja algo moderno e ao mesmo tempo discreto. É um projeto simples, que pode ser conferido neste link. O único cuidado aqui é que os vasos não tenham orifícios de drenagem pois, como são instalados dentro da cozinha, não faz sentido que a água se espalhe pelo ambiente. Então, para garantir que a planta não fique encharcada, eles usaram um pouco de pedra no fundo de cada vaso antes de colocar a terra e a muda.

4. Horta em vasos
Esta é a maneira mais simples de ter uma horta dentro de casa. A maior vantagem é que você pode mudar os vasos de lugar para receber sol, caso o local escolhido não tenha uma boa incidência solar. Só fique atento ao tamanho dos vasos, se serão suficientes para receber o cultivo desejado.
Neste caso, vasos de 15 cm de profundidade só devem ser usados com ervas de raízes rasas, como tomilho ou manjericão. O problema dos vasos pequenos é que eles precisam de rega mais frequente, o que exige muita atenção, pois o excesso de água pode prejudicar o desenvolvimento da planta. Já os vasos de 20 a 25 cm são perfeitos para quase todos os temperos. Agora, se você tem mais espaço, pode escolher vasos de 30 a 45 cm, que contam com espaço suficiente para acomodar várias ervas ao mesmo tempo ou para cultivar plantas maiores.
Deixe o seu comentário