A alface é uma hortaliça fácil de produzir e por isso é uma das culturas mais populares em hidroponia.
Ela pode ser cultivada tanto de forma horizontal, em bancadas, como na vertical. O modelo de horta vertical é mais indicado para quem não possui muito espaço, mas sonha em ter uma horta em casa.

Para que o seu cultivo de alface em horta vertical dê certo, confira as dicas a seguir:
Luz correta!
A alface, assim como todas as hortaliças, precisam de luz para se desenvolver – seja a luz do sol ou mesmo as luzes artificiais, próprias para cultivo. Cerca de quatro horas diárias já são suficientes.
Deixe o ar circular
As hortas verticais podem oferecer uma boa circulação de ar, diferente de quando é plantada no solo, que compete com outras plantas e ervas daninhas. Quando cultivadas na vertical uma planta não fica muito próxima da outra, portanto, o caminho para a circulação de ar fica mais livre.
Condições ideais de cultivo
De acordo com a Revista Científica do Instituto Gastronômico de São Paulo, a temperatura média mensal mais indicada para o bom desenvolvimento e boa produção de alface, varia de 15 a 18°C, com máximo de 21 a 24°C e mínimo de 7°C. O controle da temperatura é fundamental porque isso tem relação com o nível de oxigênio disponível. Quanto mais fria, melhor a oxigenação, porém a água muito fria acaba sendo prejudicial.
Outro ponto a ser observado são os níveis de pH da solução, que devem ser mantidos entre 5,8 e 6,4. Se estiver fora desse parâmetro a planta poderá não absorver alguns nutrientes.
Ofereça nutrientes na medida certa
Como o sistema de hidroponia funciona só com água, é muito importante enriquecê-la com os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pés de alface.
Existem nutrientes específicos para cada tipo de cultura, mas geralmente as plantas necessitam de Nitrato de Cálcio, Nitrato de Potássio, Fósforo, Sulfato de Zinco, dentre outros. É muito importante que essa solução nutritiva seja balanceada para que a plantação se desenvolva de forma saudável.
Deixe o seu comentário