Nem todas as casas ou apartamentos possuem uma boa iluminação solar. Se este é o seu caso, isso não significa que você precisará abrir mão da sua horta.
Existem muitas espécies de legumes e vegetais que se desenvolvem muito bem à sombra ou em locais com pouca luminosidade.
Alface, espinafre e repolho são exemplos que podem ser cultivados em uma horta sombreada. Culturas de raízes como beterraba, alho-poró, batata e nabo também gostam de ambientes com pouco sol. No entanto, tomate, pimentão e berinjela, não são boas escolhas para locais com sombra. Esse tipo de cultivo precisa de, pelo menos, oito horas de sol por dia.
Algumas ervas e temperos que se desenvolvem bem em locais sombreados são: angélica, manjericão, cebolinha, agrião, erva-cidreira, hortelã, salsa, alecrim e valeriana.

Se você deseja acertar na sua horta, confira algumas dicas essenciais:
- Escolha vegetais e ervas adaptados à sombra; não tente cultivar espécies que precisam de sol pleno pois você não terá bons resultados.
- Você pode iniciar a sua horta dentro de casa para acelerar a colheita. Germine as mudas em potinhos e só quando elas estiverem crescidas faça a transferência para a horta.
- Pintar paredes ou cercas próximas de branco permite uma melhor luminosidade no ambiente e isso pode ajudar muito a sua horta. Por isso, opte por pisos e paredes de cores claras, que contribuem para refletir mais luz nas hortas sombreadas.
- Plante a sua horta em vasos e recipientes que podem ser movidos com facilidade para locais que recebam um pouco mais de sol, conforme a mudança das estações.
- Cuidado com as pragas: o cultivo feito em áreas sombreadas tende a atrair mais lesmas e caracóis, que gostam de ambientes frios e úmidos.
Vale a pena ressaltar que cultivar uma horta com pouco sol é possível, porém, a ausência total de luz não é recomendada (afinal, toda planta necessita de luz para se desenvolver). Portanto, procure colocar a sua horta em um local onde haja, pelo menos, algumas horas de sol no dia e que seja bem arejado. Além disso, a rega deve ser diferenciada. Não há necessidade de regar os vegetais com tanta frequência porque, à sombra, a umidade demora mais para evaporar.
Deixe o seu comentário