As cidades estão cada vez mais verticalizadas e se você vive em apartamento, saiba que não é por isso que você deve abandonar o seu sonho de ter uma hortinha particular.

Hoje em dia existem muitas técnicas que possibilitam cultivar alimentos em espaços pequenos. Se você mora em apartamento e deseja ter uma horta, confira essas dicas:
Sementes ou mudas?
Existem duas maneiras de começar uma horta: com sementes ou mudas. Cultivar a partir de sementes pode ser muito legal, mas exige mais cuidados do que o plantio a partir da muda. Algumas sementes pequenas, por exemplo, devem ser colocadas na superfície da mistura de cultivo, pois se forem cobertas de maneira muito espessa, podem não germinar. Já outras preferem ser plantadas bem fundo, por isso é importante procurar conhecer o que se pretende cultivar.
Escolha o melhor lugar
Quantas horas de sol o seu espaço recebe? Para a maioria das frutas e vegetais, são necessários, pelo menos, seis horas de luz solar direta. Por isso, passe a observar os locais da casa que recebem maior incidência de luz. Uma dica é usar uma bússola, assim você consegue ter uma ideia melhor do caminho que o sol faz pela sua varanda.
Se o seu espaço não recebe muito sol, apenas de forma parcial, você pode escolher espécies que se dão bem na sombra.
Feito isso, meça o comprimento e a largura do seu espaço para saber quantos vasos ou prateleiras você poderá usar para fazer a sua horta. Ah, e não se esqueça de deixar um espaço para que você possa trabalhar na sua horta de forma confortável.
Não há muito sol, e agora?
As áreas sombreadas são um desafio para quem pretende cultivar uma horta, mas não deixe que isso o impeça de ter as suas hortaliças. A rúcula, por exemplo, gosta das estações mais frias e se desenvolve bem na sombra.
O salsão é uma cultura de crescimento lento, também de estação fria, caracterizado por seus caules de folhas longas e crocantes. Se exposto ao calor severo, os seus talos ficarão ocos. Embora o cultivo em sombra parcial possa produzir caules mais curtos e finos, o aipo prefere um clima mais frio.
Terra de qualidade
As plantas dependem de uma terra rica em nutrientes, água e ar para se desenvolver. Como a horta do seu apartamento provavelmente envolverá vasos e floreiras, você não pode usar uma terra qualquer, sem uma boa drenagem.
A mistura para vasos deve ser leve e fofa, com espaço para que o ar e a água passem de forma eficiente para manter as raízes saudáveis.
O que plantar?
Ervas: embora as ervas cresçam bem em vasos, elas não ficarão tão vistosas como ao ar livre. Além disso, pode ser que você tenha que substituir suas ervas, caso você as colha com frequência. De qualquer forma, é maravilhoso poder ter ervas frescas por perto, seja para cozinhar ou para fazer um chá. Algumas das principais opções para apartamentos incluem hortelã, cebolinha, salsinha, orégano, manjericão e tomilho.
Pimentas: amam o calor e se dão muito bem em vasos. A vantagem é que a pimenteira dá frutos o ano inteiro. Também é possível tentar cultivar pimentões em vasos, mas é um pouco mais difícil do que as pimentas ardidas.
Morangos: um canteirinho de morangos na varanda é tão bonito quanto delicioso. Esta fruta geralmente precisa de pelo menos seis horas de sol por dia e solo sempre úmido (mas não encharcado) para produzir melhores frutos.
Deixe o seu comentário