Você gostaria de ter uma horta orgânica, mas não tem espaço para isso? Você não precisa ter uma fazenda para plantar e colher o seu próprio alimento. Se quiser ter temperos, chás e até vegetais fresquinhos e orgânicos sempre à mão, é possível cultivá-los em pequenos espaços. Basta que, para isso, você se organize e elabore um projeto de cultivo.
Algumas dicas podem te ajudar neste processo:
- Pense verticalmente. A construção mais comum para um canteiro vertical é feita com uma treliça básica. A treliça é resistente o suficiente para apoiar plantas com legumes ou frutas pesados, como abóbora, melão e chuchu.

- Pequenos quintais podem acomodar árvores frutíferas. O limoeiro, por exemplo, é um tipo de árvore de pequeno porte que não vai ocupar muito espaço no seu quintal. Um pé de limão geralmente não passa de um metro e meio e pode ser podado constantemente.

- Outra dica que dá um charme todo especial no ambiente é utilizar paletes para a sua pequena horta. Você pode fixá-lo na parede e apoiar os vasos ou mesmo usá-lo como base para construir a sua horta. Neste caso o palete é colocado no chão e preenchido com terra.

- Até mesmo uma panela pode servir de base para a sua pequena horta orgânica. Mesmo que a sua varanda mal tenha espaço para uma cadeira, você ainda pode fazer a sua pequena produção de alimentos. Pegue uma panela ou chaleira que você não usa mais e faça dela um vaso produtivo. Manjericão, sálvia, hortelã, salsa, alecrim, cebolinha e manjericão são algumas dicas do que você pode plantar nesta mini horta! Só não se esqueça de fazer alguns furos no fundo, para drenar a água das regas. No fundo da panela coloque pedras de argila expandida (1/3 da profundidade do recipiente). Sobre as pedrinhas coloque areia e alise para deixar bem uniforme. Fazendo isso você terá um ótimo sistema de drenagem.

Deixe o seu comentário