A horta hidropônica é uma das melhores alternativas para quem deseja ter à disposição vegetais frescos durante todo o ano.
A grande vantagem desta técnica é que ela pode ser implementada em qualquer lugar: até mesmo em um apartamento.
Através da hidroponia é possível ter absoluto controle de fatores importantes para o desenvolvimento dos vegetais, tais como luz, temperatura, umidade, níveis de pH, nutrientes e nível de água. A facilidade de controlar esses elementos, faz esta técnica ser mais fácil e acessível do que a agricultura tradicional.

Horta em casa
Hoje em dia é possível encontrar sistemas hidropônicos já prontos, que oferecem a solução perfeita para quem deseja ter a sua horta de alimentos frescos, mas dispõe de pouco espaço ou não tem muito tempo para se dedicar aos cultivos.
Depois de montadas, essas hortas são capazes de produzir alimentos para o dia a dia, de forma rápida e bem prática. Compactas, elas podem ser instaladas em pequenos espaços, como uma varanda ou até mesmo uma lavanderia, e ter uma produção suficiente para alimentar uma família.
Embora o tamanho dos sistemas possa mudar, o conceito é o mesmo. Uma pequena bomba circula continuamente uma solução rica em nutrientes, partindo de um reservatório e passa por toda a estrutura, onde são colocadas as mudas.
Essa circulação constante de água, aliada a uma taxa de evaporação muito baixa, torna o cultivo hidropônico um dos métodos mais econômicos: ele pode ser até 80% mais eficiente em termos do uso de água, se comparado ao sistema convencional de plantio no solo.
Após a instalação inicial da horta, o único trabalho será o de monitorar o nível de nutrientes da água semanalmente, preencher o reservatório conforme necessário, além de esvaziá-lo e reabastecê-lo de acordo com a orientação do fabricante. Tudo isso sem ervas daninhas, sem sujeira ou pragas.
Quase tudo pode ser cultivado hidroponicamente. As verduras, temperos e chás levam em média três semanas para ficarem prontos para a colheita, já os vegetais podem ficar prontos em seis semanas. Alface, couve, espinafre e rúcula são facilmente cultivados desta forma, além de vegetais como tomate, pepino e abobrinha.