Se você mora num apartamento pequeno, com pouco espaço para ter uma horta, não desanime! Saiba que, ainda assim, é possível cultivar temperos, hortaliças e até frutas fresquinhas para o seu dia a dia.
Com planejamento e um pouco de imaginação, as hortas podem ser cultivadas em qualquer lugar, independente do espaço que se tenha. Uma horta vertical é um bom exemplo disso. Você pode cultivar as suas plantinhas suspensas em vasos sobre prateleiras ou presas à parede.
Começando a horta vertical
O primeiro passo é analisar quais são as condições do local onde se deseja instalar a horta. Se for, por exemplo, a varanda, observe a incidência de luz solar – quantas horas de sol o local que se pretende fazer a horta recebe – para então escolher as espécies mais indicadas para o seu apartamento.
Por exemplo, se você mora em local cercado por outros edifícios, a varanda pode ficar à sombra uma boa parte do tempo; portanto, você deve optar por espécies que se desenvolvam bem com pouca incidência de luz. Vegetais folhosos como alface e repolho se dão bem com luz solar limitada, por isso, são boas escolhas para áreas sombreadas. Agora, se a sua varanda recebe uma boa quantidade de sol, suas opções aumentam, afinal, a maioria dos alimentos se desenvolvem bem em pleno sol.
Prateleiras
Que tal aproveitar uma parede vazia para preencher com vasinhos de verduras, temperos ou chás? Uma vez que a maioria das plantas pode ser facilmente cultivada em vasos, as prateleiras oferecem o benefício de cultivar várias espécies, aproveitando muito bem o seu espaço.
Você pode posicionar a horta vertical de forma que todas as plantas recebam a mesma quantidade de luz solar simultaneamente. Embora qualquer tipo de prateleira possa ser usada, as melhores são aquelas com ripas, que permitem uma melhor circulação do ar e nos intervalos de rega, o excesso de água das prateleiras superiores poderá escorrer para as inferiores.

Floreiras suspensas
As floreiras suspensas podem ser presas na parede, como demonstrado na imagem. Muitos tipos de vegetais podem ser cultivados desta forma, especialmente aqueles com características rasteiras. Pimentas, morangos e tomates cereja são algumas boas opções. Mas não se esqueça de mantê-los regados diariamente, já que as floreiras suspensas são mais propensas a secar, especialmente durante os dias mais quentes.

Horta hidropônica
Além de economizar espaço, esta técnica de cultivo é altamente eficiente. O sistema hidropônico vertical normalmente possui um sistema fechado de fluxo de água com nutrientes, ou seja, não há escoamento pois a água continua circulando. Isso elimina o desperdício de recursos e nutrientes, além de facilitar muito, pois todo o processo também pode ser automatizado.
Deixe o seu comentário