Cultivar o seu próprio alimento, certamente é um gesto que traz alegria e orgulho. Você pode cultivar verduras em vasos, de modo saudável e produtivo. Mas, para o sucesso da sua horta, é preciso seguir algumas dicas, que mostraremos a seguir:
Luminosidade e temperatura
Boa parte das verduras precisam de sol pleno para se desenvolver, ou seja, pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Para que a sua pequena plantação prospere, você precisará fazer uma avaliação precisa da sua área disponível. Verifique o local a cada 30 minutos ao longo do dia para confirmar por quanto tempo o sol atinge diretamente a área onde você deseja colocar a sua horta.
Se você mora em um local de clima quente, pode ser necessário fazer sombra às plantas durante o sol da tarde, para que elas não superaqueçam. Além disso, é melhor não usar vasos de metal ou de cor escura, porque podem ficar ainda mais quentes – chegando a cozinhar as raízes da planta.
Agora se, por outro lado, você vive numa região de clima frio, evite colocar os vasos na área externa em tempo integral. Para muitas plantas, o solo precisa ter pelo menos 15ºC. Você pode usar um termômetro culinário para descobrir a temperatura do solo. Além disso, procure sempre aclimatar as plantas às condições externas, antes de colocá-las ao ar livre definitivamente.

Rega correta
Muitas plantas, como o tomate por exemplo, precisam de bastante água. No entanto, você não deseja afogar as suas plantas, não é mesmo? O objetivo, em qualquer plantação, é manter o solo uniformemente úmido, sem encharcar.
Para descobrir se suas plantas precisam de água, enfie o dedo no solo, cerca de 2,5 cm. Se parecer seco, adicione água; se não tiver certeza, espere e verifique no final do dia. No auge do verão, você provavelmente precisará regar pelo menos uma ou duas vezes ao dia.
Terra de qualidade
A terra é muito importante para o bom desenvolvimento das verduras. Use uma terra já adubada e de preferência própria para vasos – que é diferente daquela retirada do jardim. A terra do jardim, geralmente, é mais compacta e isso pode dificultar a drenagem da água.
Drenagem ideal
A drenagem é o segredo para quem deseja cultivar verduras em vasos. Seu recipiente deve permitir que o excesso de água escorra pelo fundo, para que suas plantas não fiquem muito encharcadas e tenham as raízes apodrecidas. O vaso deve ter um orifício grande, ou vários menores, localizados na base. Para evitar que a terra saia pelos buracos coloque um filtro de café ou uma telinha. Se o vaso ficar sobre uma superfície dura, o buraco também pode entupir. Por isso, procure elevar o vaso, colocando-o sobre um suporte próprio para vasos.
Melhores cultivos para a horta em vaso:
Batatas: As batatas demoram entre 14 a 16 semanas para amadurecer e quando florescem é sinal que estão quase prontas para serem colhidas.
Tomates: não se esqueça de usar um apoio para o seu tomateiro, para manter a planta em pé.
Rabanetes: não exige vasos grandes e pode ser plantado na primavera.
Folhas verdes: espinafre e alface estão entre as muitas verduras que você pode cortar para comer num dia e cortar novamente alguns dias depois. Mantenha as safras da estação fria em sombra parcial.
Pimentas: experimente os pimentões tradicionais as pimentas quentes, que são perfeitas para molhos caseiros.
Deixe o seu comentário